O que é SEO e por que ele é importante para meu website?

De forma simples, SEO é o processo de aplicar um conjunto de práticas recomendadas para melhorar a visibilidade de um website nos resultados da pesquisa. O objetivo é simples. Quando um cliente em potencial digitar “a melhor pastelaria de Lisboa” no Google, o site da sua pastelaria será uma das primeiras coisas que ele verá. [Minha empresa precisa mesmo de um website?]

Tenha em mente que, embora o Google reine, existem outros motores de busca que podem ser lucrativos, nomeadamente o Bing e o Yahoo, que disputam entre eles o posto de segundo maior buscador.

Dito isso, com mais de 1,2 trilhões de pesquisas realizadas diariamente, a alta classificação no Google é o santo graal da maioria das empresas. Lembre-se que o principal objetivo do SEO é classificar um website nos primeiros resultados para palavras-chave que os clientes em potencial estão digitando nos mecanismos de busca. A classificação nos primeiros resultados é importante porque é onde toda a mágica acontece!

De acordo com este estudo realizado pelo Advanced Web Ranking em abril de 2017, o principal resultado de pesquisa recebe quase 29% de cliques no desktop e pouco menos de 25% no telemóvel. O segundo resultado recebe cerca de 15% para telemóveis e desktops e o terceiro recebe 10% em cada plataforma, respectivamente. O que resta é um declínio constante em termos de importância.

Por que o SEO é importante?

Estudos mostraram que a maioria dos usuários tem maior probabilidade de escolher uma das 5 primeiras sugestões na página de resultados, portanto, é altamente vantajoso para você estar classificado nos motores de busca o mais alto possível. Isso ajudará a direcionar um número muito maior de visitantes para seu website e / ou clientes para seu site ou loja on-line.

Além disso, a maioria dos utilizadores não pesquisa apenas uma vez antes de clicar em um site. Em vez disso, as pessoas tendem a pesquisar, clicar em alguns sites, editar seus termos de pesquisa, pesquisar novamente, clicar em mais sites, aprimorar ainda mais os termos de pesquisa, pesquisar novamente e assim por diante. Esse comportamento de aprimoramento significa que, se o seu site aparecer continuamente nos resultados de pesquisa de todos os usuários, a confiança deles no site aumentará. Após exposição suficiente, o usuário provavelmente clicará no link para o seu site. Além disso, as chances de o usuário fazer uma compra também são aumentadas pela confiança acumulada.

Sem o SEO, um site pode ser invisível para os motores de busca, e portanto, invisível para seus clientes.

 

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